Gastronomia do Mackenzie recebe chef de casa histórica em São Paulo

Nesta quinta-feira, 12 de março, o chef de cozinha Rafael Despirite, do restaurante Marcel, fará aula inaugural do curso de Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). O evento com o tema “Restaurantes tradicionais de São Paulo: pioneirismo na construção da Gastronomia Paulistana”, acontece no auditório João Calvino, localizado no campus Higienópolis (Rua da Consolação, 930 — Consolação).

O chef Raphael Despirite (foto: divulgação)

O chef convidado é um representante da tradicional gastronomia francesa na capital paulistana, comandando um restaurante que está na família há três gerações. “Além da rica experiência como chef e administrador de um restaurante renomado, também se comunica com os jovens por meio do Groselhando, um podcast do mundo das comidas e bebidas, no qual recebe convidados para comentar sobre a gastronomia atual”, conta o professor Maurício Lopes, responsável pelo evento.

Como São Paulo é considerada uma das capitais gastronômicas do mundo, ela recebe influência de várias culturas e oferece uma variedade de pratos e sabores. “Nessa aula, vamos conversar sobre as principais transformações nos últimos anos, e identificar a gastronomia, considerada patrimônio imaterial e cultural da cidade, por meio dos restaurantes tradicionais”, completa o professor.

O assunto da aula inaugural também é discutido em uma das linhas de pesquisa do curso. Como explica Lopes, existe um cuidado em manter os alunos sempre informados e atualizados sobre os principais acontecimentos, temas e personalidades que se destacam na gastronomia nacional e internacional. “Faz parte do nosso objetivo criar oportunidades de diálogo e entendimento do mercado profissional”, finaliza.

O evento, organizado pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM, é gratuito, aberto ao público e não precisa de inscrição.

Serviço
Aula Inaugural Gastronomia
Data: 12 de março
Horário: 19h
Local: Auditório João Calvino, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Higienópolis

%d blogueiros gostam disto: